Fósseis da Chapada
- leonardomilmogerge
- 24 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Ave fóssil
Nos limites da APA Chapada do Araripe foi descrita uma ave enantiornithine do Cretáceo, denominada Cratoavis cearensis Carvalho et alii 2015. Uma concepção artística feita por Deverson Pepi e publicada no artigo da descrição é reproduzida a seguir.

Santanaraptor placidus

Éma espécie de dinossauro terópode do clado Tyrannosauroidea encontrado no Brasil e datado doCretáceo Inferior (Albiano), com aproximadamente 110 milhões de anos. É a única espécie descrita para o gênero Santanaraptor. É conhecido por um único espécime parcial com tecido mineralizado, que foi escavado em 1996 na formação Santana no estado doCeará, nordeste do Brasil.
O fóssil foi encontrado e identificado pela equipe do setor de Paleovertebrados do Museu Nacional da UFRJ, chefiada pelopaleontólogo Alexander Kellner. A designação da espécie foi uma homenagem ao filósofo, professor Santanense, fundador do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e reitor da Universidade Regional do Cariri, Plácido Cidade Nuvens.
O holótipo (MN 4802-V) consiste sobretudo da porção posterior do animal, com 3 vértebras caudais, ísquio, tíbia, fêmur, fíbula e tecidos, que incluem epiderme, fibras musculares e possivelmente vasos sanguíneos.
O espécime encontrado media 1,6 metros e pertencia a um juvenil. Calcula-se que o Santanaraptor adulto pudesse alcançar 2,5 metros. A descoberta foi uma das mais importantes do Brasil pois foram encontrados tecidos moles, tais como músculos e vasos sanguíneos preservados de tal maneira que estão dentre os mais bem preservados do mundo, pois conservam sua estrutura tridimensional.
Para saber mais sobre o sítio arqueológico da chapada assista um vídeo sobre o museu de palentologia da chapada:
コメント